Exposição temporária
O MUSEU DE CULTURA POPULAR DE SÃO CRISTÓVÃO:
COMO SONHAVA JOSÉ AUGUSTO GARCEZ
Impossível falar de museologia sergipana e não lembrar dele, no entanto, é o que aconteceu e acontece, lamentavelmente.
Quem foi o intelectual nascido em São Cristóvão (1918) que dentre suas atividades atuou no campo da museologia nas décadas de 1940 e 1950, muito antes do saber museológico ser institucionalizado enquanto curso acadêmico pela Universidade Federal de Sergipe?
Ele publicou sobre o tema a obra "Realidade e destino dos museus" em 1958, dez anos antes montou o Museu Sergipano de Arte e Tradição, ou seja, José Augusto Garcez foi da teoria a prática. Um agente cultural desta qualidade merece o título de "Pai de Museologia sergipana"?
Quer saber mais sobre este esquecido (ou injustiçado!) intelectual sergipano? O Museu Histórico de Sergipe, unidade da Secretária de Estado da Cultura, lançara a Exposição Temporária "O Museu de Cultura Popular de São Cristóvão: como sonhava José Augusto Garcez". Dia 16 de maio, sexta, 10 horas da manhã.
Museu lembra museu, lugar mágico de poesia e música, assim começa o poema ou mais uma roda de leitura do Museu Histórico de Sergipe. Este ano o MHS já realizou a Roda de Leitura Sabores de São Cristovão e, mais recente, a Roda de Leitura Índio Cidadão (30/5). A proposta metodológica do Sarau é que durante visita monitorada os estagiários possam fazer leitura de obra literária que destaque o acervo. Exemplo: trecho da obra de José de Alencar, O Guarani que teria inspirado o artista Horácio Hora a compor Peri e Ceci em 1882. Ficou curioso? Venha para roda!
O evento faz parte da XII Semana de Museus que trás o tema "Museus: coleções criam conexões"
AGENDE
- Lançamento a Exposição Temporária "O Museu de Cultura Popular de São Cristóvão: como sonhava José Augusto Garcez".
- Sarau Poético Musa Museu
ONDE? No Museu Histórico de Sergipe
QUANDO? dia 16 de maio
HORAS? A partir das 10:00 horas, manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.