sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cacique Apolônio participará da Roda de Leitura Índio Cidadão

Cacique Apolônio representa o índio sergipano
O Cacique Apolônio da tribo xocó, embaixador do único povo indígena de Sergipe, apresentador do programa "A voz do índio", da rádio Aperipê AM, confirmou sua presença na Roda de Leitura "Índio Cidadão", na próxima quarta, 30/4, 14 horas, no Museu Histórico de Sergipe. O povo xocó vive na Ilha São Pedro, de Porto da Folha, em Sergipe.

Dentre a seleção de textos memoráveis que serão apresentados consta o poema De Gestis Mendi de Saa (1563), de Frei Anchieta. O jesuíta espanhol que no século XVI catequizou índios, fundou a cidade de São Paulo, foi canonizado pelo Vaticano recentemente. O trecho selecionado trata do massacre do Bispo Dom Pero Fernandes Sardinha, devorado pelos índios caétes em 1556, na costa de Coruripe, atual Alagoas. Pela incitação que faz a violência, a peça que homenageia o Governador Mem de Sá, contribuiu para decisão da Guerra de Conquista, contra os índios, que resultou na fundação da Capitania de Sergipe D'El Rey no ano de 1590.

Tela de Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) que retrata Anchieta escrevendo seus poemas na areia

SABER MAIS:
Roda de Leitura Índio Cidadão
Frei Anchieta

quinta-feira, 10 de abril de 2014

ÍNDIO CIDADÃO, tema da próxima roda de leitura do MHS

Obra de Horácio Hora será revista através da literatura

Museu Histórico de Sergipe prepara mais uma roda de leitura, tema: “Índio cidadão”, planejada para o dia 30 de abril, quarta, a partir das 14 horas. Segundo o coordenador, Thiago Fragata, “será um momento de reflexão sobre o papel do índio na História do Brasil a partir de textos memoráveis garimpados através de pesquisas inclusive no acervo institucional. Dentre as obras pré-selecionadas, pertinente será abordagem do romance O Guarani(1857), de José de Alencar, buscando vislumbrar a obra-prima de Horácio Hora, Cecy e Pery, de 1882, em exibição no museu”.

Integra o time de contadores o escritor e professor Gustavo Aragão, que lançou recentemente o livro infanto-juvenil “A Lenda do Girassol” a partir de lendas indígenas. 
Escritor Gustavo Aragão será um dos contadores

A última roda foi dedicada à gastronomia de São Cristóvão e aconteceu no dia 28 de março, na ocasião a metodologia empregada que permite replicar o evento (pois textos e imagens alimentam post-resumo no blog) foi elogiada pela representante do Comitê Sergipano do Proler, Rosineide Santana.
Rosineide Santana (Proler), incentiva rodas de leituras


As rodas de leituras realizadas pelo Museu Histórico de Sergipe, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), integram as ações educativas institucionais. O “Programa educativo do Museu Histórico de Sergipe 2010/2012” recebeu o Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade (IPHAN) ano passado.



RECAPITULANDO:

O quê? Roda de leitura Índio cidadão

Quando? 30 de abril, quarta
Que horas? 14 horas
Onde? No Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão