quinta-feira, 28 de novembro de 2013

SECULT apoia o IV Círculo dos Ogãs em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Kleber Melo fez show com os futuros ogãs
A natureza das relações étnico-raciais e a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 foram temas em evidência na tarde dessa quarta-feira, 20/11, no Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado em São Cristóvão/SE. A unidade, gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), sedia o terceiro módulo da quarta edição do Círculo de Ogãs, evento realizado pela ONG Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE) e pela Associação Cultural Amigos do Museu Histórico de Sergipe (ACAMHS).


O IV Círculo de Ogãs teve suas atividades iniciadas nessa terça-feira, 19, quando foram desencadeadas as discussões sobre o cumprimento da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, através da qual deve ser incluída no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira, entre outras providências.


De acordo com o idealizador do evento e diretor do MHS, Thiago Fragata, a dimensão dos trabalhos executados em mais uma edição do círculo está intimamente ligada ao esclarecimento e ao respeito à lei. “Tal como o que diz respeito ao currículo oficial das redes de ensino, o Círculo de Ogãs se propõe a dar maior visibilidade às manifestações afro-brasileiras, só que para isso utilizando como palco o centro histórico municipal e o próprio MHS, através do apoio da Secult”, destacou o diretor.


Para o membro-fundador da SAHUDE, o psicólogo Sérgio Lima, mesmo no segundo dia de atrativos já é possível considerar o alcance dos objetivos propostos pelas instituições realizadoras e apoiadoras do evento. “A temática que norteia a Lei 10.639/2003 é pertinente e digna da atenção dos que integram as comunidades escolares, a fim de que o conteúdo afro-brasileiro presente na história e na cultura de um povo, esteja integrada ao seu universo educativo”, ressaltou Sérgio Lima.


Programação


A temática do IV Círculo de Ogãs atraiu diversos participantes no segundo dia de atividades, entre eles, agentes culturais, líderes de instituições ligadas às tradições afro-brasileiras e representantes da sociedade. A programação foi iniciada com uma palestra ministrada pelo professor Marcos Vinicius dos Anjos, técnico no Núcleo da Educação, da Diversidade e Cidadania (NEDIC/DED/SEED). Em seguida, o coordenador da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO/SE) e membro do Fórum Estadual de Educação, Andrey Roosewelt Chagas, também deu ênfase à aplicabilidade da lei, assim como a consultora do Ministério da Educação (MEC), Mariana Galvão.


O presidente da ACAMHS, Neverton Cruz, foi um dos que fizeram questão de apreciar o lançamento da exposição temporária ‘Na minha escola a Lei 10.639/2003 acontece’, cuja intervenção artística foi feita pelos alunos do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo. “A participação dos alunos representa o resultado dos esforços da ACAMHS para a concretização do ‘Círculo de Ogãs’. Ações como essa estão associadas ao incentivo dado pela instituição aos agentes culturais, a fim de que tornem seus trabalhos visíveis em momentos oportunos, tal como o que estamos compartilhando”, destacou Neverton.


Segundo o estudante Fabrício Alef, 17 anos, a oportunidade foi bem aproveitada pelos colegas. “Estamos tendo a oportunidade de mostrar o potencial artístico também adquirido na escola e de eliminar preconceitos diversos. Os trabalhos exigiram iniciativa dos alunos e empenho durante dois dias intensos de trabalhos, após processo de aprendizagem que existe há três anos na unidade escolar”, detalhou o adolescente.


O segundo dia de atrativos do IV Círculo de Ogãs foi encerrado com a apresentação da Oficina Cultural Futuros Ogãs, liderada pelo o percussionista Camafeu de Xangô e convidados, com destaque para o cantor Kleber Melo e para o grupo percussivo do Programa Mais Educação.


Nessa sexta-feira, 22, a partir das 16h, no Museu Histórico de Sergipe, o público que comparecer ao MHS poderá prestigiar a exibição do documentário da cineasta Everlane Moraes, denominado "Caixa d"Água: Qui-lombo é esse?".


Destaque


Conforme a repercussão do evento, as tradições culturais presentes nas edições do ’Círculo de Ogãs’ serão destaques na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), no próximo dia 29, a partir das 14:30hs, conforme indicação da deputada Conceição Vieira (PT), quando iniciativa receberá o prêmio Abdias do Nascimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.