quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Professores participam de Seminário sobre os 10 anos da Lei 10.639/2003

Thiago Fragata fala do IV Círculo dos Ogãs. Foto: Juarez Oliveira


Para comemorar os 10 anos da Lei 10.639/03, que trata da inserção das temáticas História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Currículo da Educação Básica, a Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Educação (DED), Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (NEDIC), está promovendo um seminário. O evento teve início na manhã desta quarta-feira, 27, e se realiza no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (SEIDES), com a participação de professores de todas as Diretorias Regionais de Educação.

O seminário foi aberto com uma apresentação de dança afro, realizada pela dançarina Michelle Pereira, seguido de duas palestras, uma com o diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata, e outra com o assessor técnico da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, professor Zezito Araújo.

A diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Maria Isabel Ladeira, destacou a necessidade de as escolas promoverem o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira. "Essa legislação foi criada para atender a uma demanda social e histórica que existia no sentido de promover o enfrentamento às desigualdades sociais nas escolas. A lei se realiza nas unidades de ensino e nas práticas pedagógicas. A função da Secretaria de Estado da Educação é subsidiar e incentivar as escolas para que desenvolvam dentro dos seus projetos pedagógicos essas temáticas, de maneira interdisciplinar", disse.

Segundo o coordenador dos trabalhos pedagógicos das relações étnico-raciais nas escolas da rede estadual, professor Marcos Vinícius dos Anjos, o seminário visa promover e divulgar a inclusão de conteúdos de história e cultura afrobrasileira e africana em todas as disciplinas da Educação Básica. "O objetivo é fazer com que a Lei 10.639/03 esteja cada vez mais presente nas escolas. Com esse trabalho, pretende-se fazer com que a discriminação, o racismo e o preconceito diminuam consideravelmente nas unidades de ensino. A ideia é que se mude a cultura brasileira, porque somos um país diversificado", explicou.

Palestras
O diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata, proferiu uma palestra com o tema "IV Círculo dos Ogãs", evento que é sediado no Museu, mas que é promovido pela ONG Sociedade para o Avanço do Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE), e também pela Associação Cultural Amigos do Museu Histórico. Ele destacou a necessidade de aproximar os alunos dos museus. "A sociedade não consegue, muitas vezes, perceber a importância dos museus. É preciso vislumbrá-los por uma nova ótica. Museu não é só para o turismo, mas também para a educação", disse ele.

Já o assessor técnico da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, professor Zezito Araújo, falou sobre o tema "Perspectivas e Desafios da Lei 10.639/03 em seus 10 anos de existência". Ele ressaltou a importância de disseminar a cultura afro nas escolas. "À medida em que estamos completando 10 anos da promulgação dessa lei, é importante que se faça uma reflexão para sabermos em que medida as escolas estão conseguindo implantá-la. Estamos começando a dialogar com os sujeitos que fazem parte dessa realidade, para que possamos aperfeiçoar ainda mais a implantação dessa lei", explicou.

O professor Álvaro Leal Santos, do Colégio Estadual Alencar Cardoso, do município de Salgado, participou do seminário, e falou da necessidade de se trazer esse debate para todos os educadores. "Estamos fazendo um balanço dos 10 anos de implantação da Lei 10.639/03. Ainda há muitos desafios, mas essa é uma iniciativa importante porque reúne educadores num momento de troca de experiências", afirmou.

A mesma opinião teve a professora Cleane da Silva Xavier. Ela dá aula a 30 alunos da Escola Estadual Otávio Bezerra, da comunidade quilombola Ladeiras, no município de Japoatã. "Acho que todo o conhecimento é válido, e principalmente para facilitar o nosso método de ensino para poder inserir na sala de aula a questão da cultura afrobrasileira", disse.

Programação
Pela tarde, o evento recomeçará às 14h com a apresentação de um vídeo. A partir das 14h20, professores de diversas escolas apresentarão as práticas pedagógicas que são realizadas nas suas unidades de ensino referentes à Lei 10.639/03. Participarão deste momento professores do Colégio Estadual Poeta José Sampaio, Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, Escola Estadual Gilberto Amado, Colégio Estadual Alencar Cardoso e Colégio Estadual Atheneu Sergipense. O evento se encerrará às 16h40 com uma apresentação do Grupo Um Quê de Negritude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.