terça-feira, 26 de novembro de 2013

CÍRCULO DOS OGÃS REALIZADO, EVENTO PREMIADO

Guerreiras africanas, espetáculo da Escola de Artes Valdice Telles. Foto: Flavia Santana


A exibição do premiado curta Caixa D'Água: qui-lombo e esse?, da jovem cineasta Everlane Morais, no auditório do Museu Histórico de Sergipe, na tarde da última sexta (22/11), encerrou o terceiro módulo do IV Círculo dos Ogãs. Este ano, as instituições realizadoras (ong Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico e a Associação Cultural Amigos do Museu Histórico de Sergipe) decidiram dividir em 3 (três) módulos o evento que tematizou os dez anos da Lei 10.639/2003.

O primeiro módulo foi lançado dentro da programação da VII Primavera dos Museus, dia 25 de setembro, realizado no Museu Histórico de Sergipe, que discutiu o tema “Museus, memória e cultura afro brasileira”. A Mesa Redonda “A lei 10.639/2003, os professores e o IV Círculo dos Ogãs”, contou com palestras de Marcos Vinicius dos Anjos, Maria Batista Lima e Sonia Oliveira Santos. 

PALESTRANTES - I MÓDULO - 25/09/2013
Marcos Vinicius Anjos (NEDIC/SEED)
Maria Batista Lima (NEAB/UFS)
Sonia Oliveira Santos (CONAE)


O segundo módulo ocorreu na manhã do dia 27 de outubro, no auditório do Museu Histórico de Sergipe, e congregou docentes dos colégios estaduais Padre Gaspar Lourenço e Deputado Elísio Carmelo. A dinâmica foi apresentar projetos (finalizados ou em andamento) das unidades escolares a partir da lei 10.639/2003.

O terceiro módulo ocorreu nos dias 19, 20 e 22 de novembro. Na noite da terça, (19/11), houve apresentação de dança e percussão dos alunos da Escola de Artes Valdice Telles (FUNCAJU), também a conferência de abertura “A democratização da Educação a partir da lei 10.639/2003” do professor Robson Anselmo (Instituto Braços). Na tarde do dia 20, alusivo a morte de Zumbi dos Palmares, aconteceu a Mesa Redonda “Olhar retrospectivo”, com palestras de Andrey Roosewelt Chagas Lemos, Marcos Vinicius e Mariana Galvão. Alunos e equipe do Mais Educação (Colégio Estadual Elísio Carmelo) lançou a exposição temporária “Diversidade Cultural” a partir do projeto homônimo que este ano trabalhou o tema “Beleza Negra”. Encerrando tarde festiva teve show dos meninos da Oficina Futuros Ogãs, sob maestria de Camafeu de Xangô e cantor convidado Kleber Melo.


 GUERREIRAS AFRICANAS E A LENDA DAS SEREIAS 
ESPETÁCULO DA ESCOLA DE ARTES VALDICE TELLES (FUNCAJU), 19/11/2013. FOTO: FLÁVIA SANTANA



PALESTRANTES - III MÓDULO - 20/11/2013.
 FOTOS: DANIELLE PEREIRA

Andrey Roosewelt Chagas Lemos (UNEGRO/SE)
Marcos Vinicius Anjos (NEDIC/SEED)
Mariana Galvão (Instituto Paulo Freire)

EXPOSIÇÃO DIVERSIDADE CULTURAL
COLÉGIO DEPUTADO ELÍSIO CARMELO, 20/11/2013.
FOTOS: DANIELLE PEREIRA

Cartaz do projeto Diversidade Cultural 2013
Neverton Cruz, Presidente da ACAMHS


SHOW FUTUROS OGÃS COM CAMAFEU DE XANGÔ E KLEBER MELO
20/11/2013. FOTOS: DANIELLE PEREIRA


PRÊMIO ABDIAS DO NASCIMENTO
Enquanto espaço das discussões étnico-raciais, produção do saber e fomento da cultura brasileira, o evento Círculo dos Ogãs receberá o prêmio Abdias do Nascimento, na Assembléia Legislativa de Sergipe, próxima sexta (29/11), por indicação da deputada Conceição Vieira. Para Thiago Fragata, idealizador do evento e diretor do Museu Histórico de Sergipe, unidade da SECULT que abriga o evento, “é preciso agradecer as entidades que assumiram a realização do evento, ong SAHUDE e ACAMHS, agradecer aos parceiros e ao público”.

De acordo com Viviane Lima, Presidente da ong SAHUDE "Como dado objetivo, o evento Círculo dos Ogãs realizou em apenas 4 (quatro) edições, um conjunto de atividades que revela o merecimento do prêmio Abdias do Nascimento".

1 culto ecumênico
1 mapeamento dos terreiros de São Cristóvão
2 rodas de capoeira (regional e angola)
2 espetáculos de dança afro
2 círculos da Paz na Praça São Francisco
3 rodas de leituras temáticas
3 shows
4 exposições temporárias
18 palestras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.