quinta-feira, 23 de maio de 2013

Trabalho do Governo de Sergipe atrai mais visitantes aos museus do Estado

Secretária Eloísa Galdino diz que a gestão do governador Marcelo Déda revolucionou a área de museus em Sergipe (Foto: Fabiana Costa/Secult)



O dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional dos Museus, e em Sergipe, a data foi comemorada com uma vasta programação que aconteceu entre os dias 13 e 17 de maio, durante a XI Semana Nacional dos Museus. Mas, independente da programação elaborada para celebrar a data, os museus gerenciados pelo Governo do Estado têm atraído cada vez mais sergipanos e turistas.

Reflexo disso está no número de visitantes que passam por algumas dessas unidades museais, como o Museu da Gente Sergipana e Palácio Museus Olímpio Campos, em Aracaju; o Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão; e os Museus Afro-brasileiro e de Arte Sacra, em Laranjeiras.

O Museu da Gente Sergipana, que tem pouco mais de ano de aberto, e o Palácio Museu Olímpio Campos, ambos localizados em Aracaju, receberam 100 mil pessoas, aproximadamente, só em 2012. Os museus gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também tiveram seu destaque e atraíram milhares de pessoas para as cidades de Laranjeiras e São Cristóvão.

“A cidade de Laranjeiras tem uma tradição muito grande com a cultura de terreiros e com a religiosidade, por isso os turistas interessados nessas áreas, sempre visitam nossos museus. Além disso, nosso Museu de Afro-brasileiro, foi o primeiro do gênero construído no Brasil, o que atiça ainda mais a curiosidade do público que vem a Sergipe”, destaca a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana.

AVANÇO QUE VEIO DO RECONHECIMENTO

Um dado relevante pode ser visto ainda no Museu Histórico de Sergipe (MHS). Ele que fica localizado na Praça São Francisco, que é um dos Patrimônios da Humanidade no Brasil, passou a ser apreciado pelas pessoas que vem ao Estado e que aproveitam a ida a São Cristóvão para conhecer a praça, e também a história de Sergipe através daquela instituição. "Trabalhamos durante todo o ano na execução de exposições temporárias e de estratégias que atraia não só o turista, mas também o público sergipano a retornar sempre ao museu. Neste ano, por exemplo, tivemos um grande aumento também nas caravanas de escolas, que trazem seus alunos para conhecer mais de perto a história de Sergipe”, afirma o diretor do MHS, Thiago Fragata.

Thiago completa que com o selo do Tripadvisior, adquirido pela instituição em outubro de 2012, o MHS passou a ser mais bem visto entre os turistas estrangeiros, recebendo, inclusive, visitantes de países como Alemanha, Angola, Argentina, Belgica, Canadá, Chile, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, Itália, México, Peru, Suiça e Uruguai. “Foi o parecer desses visitantes que resultou no selo de reconhecimento da TripAdvisor. Agora temos um intérprete capaz de falar sobre nossas exposições e nosso acervo para pessoas de diversos países”, ressalta Thiago.

AVANÇO CONTÍNUO

O desenvolvimento dos Museus sergipanos tem tido constante crescimento desde o início do Governo Marcelo Déda. De 2006 para cá, dois museus foram inaugurados, um restaurado, e outro está prestes a reabrir, confirmando o interesse do Governo em manter viva a memória e a história de Sergipe.

Esse fato também pôde ser visto na última edição do guia ‘Museus em Números’, publicada pelo Instituto Brasileiro de Museus. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, este desenvolvimento reflete a atenção que tem sido dada pelo Governo de Sergipe, através da Secult, ao patrimônio histórico e material de Sergipe.

“Nós buscamos, a cada ano, fortalecer a identificação dos nossos museus com o nosso povo, através de uma constante realização de exposições, mostras, cursos de capacitação para os funcionários entre outras ações. Tudo isso reflete no resultado positivo que temos identificado gradativamente”, analisa a gestora.

PÚBLICO COMEMORA

Reflexo do trabalho realizado pelo Governo está na receptividade do público aos museus gerenciados pelo Estado. No Museu da Gente Sergipana, por exemplo, cada novo visitante se surpreende com as belezas e a modernidade do lugar.

“Passamos com o ônibus do receptivo e a guia falou sobre esse museu. Ficamos encantados já pela fachada, por isso fizemos questão de vir aqui. Estávamos certos na nossa primeira impressão e o museu é ainda mais maravilhoso por dentro”, afirma o turista carioca Lucilo Firmino, que veio a Sergipe pela primeira vez.

A sergipana de Frei Paulo, Maisa Barbosa, ficou a mesma impressão. Ela que teve o Museu da Gente Sergipana, como o primeiro museu que visitou na vida, definiu a experiência como única. “Nunca havia visitado um museu e depois de ver a história do meu Estado contada de forma tão clara e didática, tentarei visitar todos os outros”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.