quinta-feira, 13 de março de 2014

MUSEU É PALÁCIO PROVINCIAL NA FESTA DO SENHOR DOS PASSOS

Fiéis e autoridades acompanham encontro das imagens santas. Foto: Tito Garcez, 2011


Na segunda quinzena da Quaresma acontece a Festa de Senhor do Passos, em São Cristóvão, há pelo menos 2 séculos. Além dos diversos ritos da homília católica, o evento é marcado por 2 grandes procissões: uma dedicada ao Senhor do Passos (Procissão Penitencial), que ocorre na noite do sábado; e a procissão do Encontro, quando dois préstitos chegam a Praça São Francisco portando as imagens do Senhor do Passos e da Nossa Senhora das Dores. A multidão se comprime em todos os cantos da referida praça para acompanhar o sermão e o canto da Verônica. Nos dias do evento  a cidade se transforma na "Meca" dos católicos.

Todo domingo de Passos o Museu Histórico Sergipe sofre uma transformação: retorna sua condição de Palácio Provincial (1825/1855). Quando São Cristóvão era capital, Governador e correligionários convidados assistiam da sacada o principal momento da Procissão do Encontro.

Dada a importância  do momento é que o Museu Histórico de Sergipe não cumprirá seu expediente no sábado e domingo, dias 15 e 16 de março, assim pede a compreensão de todos os fiéis.  

Procissão dos Passos na Praça São Francisco. São Cristóvão, primeira metade do século XX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.