quinta-feira, 7 de março de 2013

JOÃO BEBE-ÁGUA SERÁ TEMA DE EXPOSIÇÃO E SARAU

Releitura da imagem de João Bebe-Água: um cidadão atuante. Xilogravura: Nivaldo Oliveira, 2013

Com esta xilogravura, o artista Nivaldo Oliveira, atenta para a necessidade da revisão na biografia de João Bebe-Água, personagem destacada no evento da Mudança da Capital, de São Cristóvão para Aracaju, oficializada no dia 17 de março de 1855. 

Em 2005, o cordelista Chiquinho do Além-Mar já trabalhava com as novas informações: de um sujeito que foi vereador atuante, cidadão, juiz de paz, em contraposição de uma imagem negativa traçada pelos adversários políticos de João Bebe-Água. 

Imagem de João Bebe-Água cachaceiro teria sido produto dos seus inimigos. Xilogravura: André Gustavo, 2005.

No mês de março, dezenas de instituições educacionais deslocam seus alunos para São Cristóvão, ex-capital, visando esclarecer pontos da Mudança da Capital. Por conta disso, o Museu Histórico de Sergipe, Casa do IPHAN e Associação Cultural Amigos do Museu Histórico de Sergipe (ACAMHS) preparam uma programação especial do projeto Casa de João Bebe-Água.

EXPOSIÇÃO JOÃO BEBE-ÁGUA: AS DUAS FACES DO SUJEITO
Lançamento dia 15 de março, sexta, às 11 horas. 

SARAU “JOÃO BEBE-ÁGUA: POR AMOR A SÃO CRISTÓVÃO”

sábado, 16/3, a partir das 19 horas, e terça, 19/3, a partir das 14 horas

Thiago Fragata, Diretor do Museu Histórico de Sergipe, é pesquisador da vida de João Bebe-Água e faz questão de adiantar que "a intenção não é desconsiderar as informações que temos hoje, seja verdade ou invenção dos adversários de João Bebe-Água; não queremos fazer dele um herói, nos basta evidenciar sua lição de amor a cidade, sua cidadania, seu protagonismo".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.