quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Secult prepara catálogo em homenagem aos 53 anos do Museu Histórico de Sergipe

Museu Histórico de Sergipe celebrado com exposição e catálogo. Foto: Fabiana Costa/ASCOM
A Secretaria de Estado da Cultura está preparando uma grande programação para a Semana de Museus, que acontece no mês de maio em todo o país, e no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, essas comemorações terão um sentido ainda maior.

É que este ano a unidade comemora 53 anos e para celebrar a data a Secretaria de Cultura irá realizar uma exposição e publicará um catálogo com imagens de peças importantes do modernismo brasileiro. As peças que irão compor a exposição fazem parte do acervo doado pelo artista Jenner Augusto, na ocasião da inauguração do museu desde 1960, e estava há alguns anos na reverva técnica do museu.

Entre as peças, estão seis obras Jenner e mais algumas de Raimundo Oliveira, Tereza D’Amico, Carybé, Samson Flexor, Roberto Montenegro, Inimá de Paula entre outros. Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, é muito importante que essas peças sejam expostas ao público.

“Através da política de cultura que estamos implementando na Secult, queremos cada vez mais preservar nosso patrimônio, sejam eles os prédios históricos ou o acervo dos nossos museus. Por isso a importância dessa exposição e desse catálogo para dar continuidade a esse trabalho”, argumenta.

Segundo a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, a ideia da exposição e do catálogo surgiu após identificar a importância dessas obras e a necessidade de colocá-las de volta ao olhar do público. “São obras muito importantes para o modernismo brasileiro e que devem ser disponibilizadas ao público. Por isso, estamos nos esforçando para realizar esse projeto”, explica.

Sayonara ressalta que dentro do projeto será realizada restauração de alguma dessas peças e a limpeza de outras 12 obras da coleção. Os serviços de restauro incluem troca de moldura, limpeza mecânica, aplicação de verniz, entre outros. Ao todo, 19 obras farão parte da exposição e do catálogo que tem como título: ‘Um museu, uma coleção’.

“Queremos que este seja mais um projeto inovador da Secretaria de Cultura, que busca não só oferecer um serviço de qualidade nos museus que gerenciamos, mas também oferecer sempre um leque de exposições diversificadas, para o que o público volte sempre às nossas unidades”, completa Eloisa Galdino.

A exposição e o catálogo estão previstos para serem lançados no dia 16 de maio.

Fonte: Sergipe Cultural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.