domingo, 2 de fevereiro de 2014

MHS RECEBE EXPOSIÇÃO "OFENÍSIA FREIRE: 100 ANOS"


Na próxima quarta (5/2), O Museu Histórico de Sergipe, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, apresentará a itinerante exposição “Ofenísia Freire: 100 anos”, lançada oficialmente no dia 8 de janeiro, no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju.
A história de Ofenísia Soares Freire (1913/2007) inspira e orgulha Sergipe. Uma mulher de idéias e ações à frente do seu tempo, mestra, militante política, escritora e acima de tudo um exemplo, que inspirou - e continua inspirando - várias gerações sergipanas, sobretudo aqueles que foram alunos do Colégio Atheneu Sergipense, onde a professora lecionou por muitos anos.
Por reconhecer a importância de Ofenísia Freire, seja como educadora ou como expoente intelectual e político, o Governo do Estado montou uma programação voltada a homenagear o centenário da mestra, que, caso estivesse viva,  teria completado 100 anos no dia 6 de dezembro do ano passado. O governador de Sergipe, Jackson Barreto, idealizador das homenagens, e ex-aluno da professora, disse se sentir honrado em poder prestar tais homenagens à intelectual.
“Quis o destino, com essas coisas que preparam para a vida da gente, que eu fosse governador do Estado no ano do centenário de Ofenísia, um ex-aluno, admirador e amigo daquela velha companheira da Rua de Boquim, nº 457. Ofenísia representa a história das mulheres sergipanas, das guerreiras deste estado, como professora, intelectual e militante política. Era uma mulher tão corajosa, que no processo de redemocratização do Brasil, após a ditadura de Vargas, foi candidata a deputada estadual pelo Partido Comunista Brasileiro. Uma mulher antenada, à frente do seu tempo”. Ele salientou ainda, que as homenagens não ocorreram na data adequada, 6 de dezembro de 2013, devido ao falecimento de Marcelo Déda à época.

EXPOSIÇÃO E DOCUMENTÁRIO

A exposição em homenagem a Ofenísia Freire que todos poderão prestigiar a partir de quarta, 5/2, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, é composta por três núcleos temáticos. O primeiro, 'Caminho da vida', revela desde as informações sobre o seu nascimento até o seu falecimento, por intermédio de uma linha do tempo. O segundo, 'Ofenísia e a arte', apresenta parte da sua coleção particular de obras de arte, predominantemente composta de artistas sergipanos. O terceiro destaca as homenagens concedidas à 'Mestra de Todos Nós', com medalhas, condecorações e placas que recebeu ao longo da vida.
A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, disse que a homenageada representa todas as mulheres por sua história de luta que a levou inclusive a ocupar um espaço político num tempo difícil. "Estamos fazendo aquilo que o nosso saudoso governador Marcelo Déda sempre fez, que é a recuperação e a preservação da nossa memória", afirmou a secretária, acrescentando que a exposição será fonte de pesquisa para os alunos da rede pública estadual: "Aqui eles visitarão, daqui essa exposição sairá itinerante por escolas públicas do nosso estado".
O documentário que traz depoimentos sobre a homenageada e passagens importantes de sua vida. Produzido pela Fundação Aperipê, dirigido por Everlane Moraes, o vídeo integra a exposição e será apresentado em escolas da rede pública de ensino.

SOBRE A HOMENAGEADA

Ofenísia Soares Freire nasceu em 06 de dezembro de 1913, em Estância. Mudou-se para Aracaju nos anos 1930 e, a partir daí construiu uma biografia como professora, militante política e intelectual. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura em colégios públicos e particulares, a exemplo do Atheneu e do Tobias Barreto.
Casada com Filemon Franco Freire, funcionário público, Diretor do Tesouro do Estado no Governo de Seixas Dória, Ofenísia Freire alternou as atividades do magistério com a militância política. Filiada ao PCB, engajada no processo de redemocratização do País, candidatou-se em 1947 a deputado estadual. Com o PCB proscrito e seus militantes na clandestinidade, Ofenísia Freire voltou-se à cátedra.
À época do movimento militar de 1964, Ofenísia integrava o Conselho Estadual de Educação, quando teve seu mandato extinto e foi afastada do magistério do Atheneu.
Já aposentada e viúva, passou a dedicar-se a atividades intelectuais, tomando parte em conferências e debates e integrando instituições culturais, como a Academia Sergipana de Letras, para a qual foi eleita em 1980, na vaga do poeta Abelardo Romero. Também em 1980 publicou seu livro A Presença feminina em Os Lusíadas (reeditado pela Edise/Segrase em 2013). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, Secretária Municipal de Cultura, na gestão José Carlos Teixeira (1985), e Vice Presidente da Academia Sergipana de Letras. Faleceu em 24 de julho de 2007.



SABER MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.