quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Vereadora Lucimara destaca prêmios recebidos por museus

Prêmo RMFA 2013 é destacado na Câmara de Vereadores de Aracaju

Por Aline Braga

Na tarde dessa quarta, 15/8, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB/SE) fez questão de comemorar os prêmios concedidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a duas instituições sergipanas. O Museu Histórico de Sergipe (MHS) e o Museu da Gente Sergipana, criado pelo Instituto Banese, ganharam, respectivamente, nas categorias ‘Políticas públicas, programas e projetos governamentais’ e ‘Responsabilidade Social’ na 26a edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. “Esses prêmios são importantes porque promovem o reconhecimento de uma política estabelecida pelo governo do Estado para a preservação da memória e da identidade do povo sergipano”, exaltou Lucimara.

Ao total foram 233 projetos inscritos em todo o Brasil e somente Sergipe e São Paulo conseguiram dois prêmios nessa edição que contemplou instituições em oito categorias. De acordo com Lucimara, esses prêmios destacam o brilhante trabalho da secretária de Estado da Cultura Eloísa Galdino. “Ela sempre deu prioridade à preservação da memória e, junto com sua equipe, está alinhada às ações que pretendem estabelecer cadeias produtivas, formação dos agentes culturais e economia da cultura”, conclui. A vereadora também ressaltou o excelente trabalho dos diretores dos museus Thiago Fragata e Marcelo Rangel e da excelente gestão de Ézio Déda à frente do Instituto Banese.

OS MUSEUS 

O MHS, que fica em São Cristóvão, é dirigido pelo historiador Thiago Fragata e foi contemplado por mérito na execução do projeto educativo realizado entre os anos de 2010 e 2012. Criado em 1960, o MHS atende turistas e público escolar e também serve de “casa de pesquisa” por meio de seus catálogos, artigos e palestras. Além disso, tem uma localização privilegiada, em frente à Praça São Francisco, Patrimônio Mundial da Humanidade pela União das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Thiago Fragata teve atuação destacada no reconhecimento internacional desta praça.

Já o Museu da Gente, localizado em Aracaju, é uma obra recente, fruto da restauração do antigo prédio do teatro Atheneuzinho e que gerou grande expectativa da população aracajuana à época de sua inauguração em novembro de 2011. A equipe do museu almeja que até 2017 ele seja uma instituição de reconhecimento nacional enquanto instrumento de preservação e disseminação artes e da cultura. “Estamos caminhando na direção certa e é importante que o Brasil reconheça o exitoso trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito cultural em Sergipe”, conclui Lucimara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.