terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MHS LANÇA EXPOSIÇÃO “OBSERVATÓRIO DA PRAÇA SÃO FRANCISCO”


Artistas em ação no Museu Histórico de Sergipe

Observatório da Praça São Francisco é o título da obra que os artistas Rafael Estranho e Gladston Barroso pintaram na Sala de Exposições Temporárias do Museu Histórico de Sergipe especialmente para compor a primeira exposição do ano. Observatório da Praça é justamente o nome da mostra que reúne painéis explicativos, fotos, banners, documentos, CD- Rom e troféus, no intento de contar ao visitante como se deu a mobilização e o protagonismo dos agentes culturais na campanha da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade entre os anos de 2006 e 2010.

A exposição lançada na terça (20/1) é uma demanda diária pois a Praça São Francisco é uma obra de arte que invade e compõe o Museu Histórico de Sergipe. Dentre os itens expostos, destacam-se o diploma original assinado pela Diretora Geral da UNESCO Irina Bukova, em 2011, atestando o valor universal de Patrimônio Mundial da Praça São Francisco; também o Prêmio Rodrigo Melo Franco (IPHAN) concedido ao Museu Histórico de Sergipe no ano de 2013 em razão do Seu “Programa Educativo” que contribuiu significativamente na mobilização e divulgação do bem cultural sergipano.

MHS recebeu Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade (IPHAN) 2013

A exposição temporária é uma atividade regular de cunho artístico/educativo que estimula o retorno do público a instituição. “Temos que acabar com o senso comum de quem acha que museu é um lugar que se visita apenas uma vez na vida. Devemos esclarecer que a expografia de qualquer museu permite muitas leituras e discussões. De qualquer forma, criamos a Sala de Exposições Temporárias em 2011 visando reforçar o convite para que retornem ao museu”, explica Thiago Fragata, diretor do MHS.

Nos últimos 3 anos o Museu Histórico de Sergipe, unidade da Secretaria de Estado da Cultura recebeu 18 exposições temporárias, uma média de 6 exposição/ano. Confira
   
2012
Taiê. Fotos: Alejandro Zambrana - 3 de fevereiro a 3 de março.
Brasil e a transformação da paisagem. Fotos: José Caldas - 3 de março a 1 de abril.
Cédulas, moedas e selos brasileiros: Memória e História na palma da mão. Curador: Carlos Brás - 5 de junho a 19 de agosto.
Coleção e colecionadores. Curador: Carlos Brás - 26 de junho a 8 de julho.
Cangaço: na ponta do punhá e por dentro do enborná. Curador: Carlos Brás Xilogravuras: Nivaldo Oliveira. - 22 de agosto a 22 de setembro.
Orixás, voduns, inkices do candomblé sergipano. Fotos e curadoria: Janaina Couvo - 20 de novembro a 20 de janeiro.

2013
Exposição João Bebe-Água: as duas faces do sujeito - lançada no dia 15 de março. Pesquisa, produção e realização do MHS.
Um museu, uma coleção - lançado no dia 11 de maio, dentro da programação XI Semana Nacional de Museus (IBRAM). Exposição tematiza a coleção Jenner Augusto do MHS. Curadoria Sayonara Viana.
Água: meio ambiente por inteiro - lançada no dia 21 de junho. Exposição fotográfica de Danielle Pereira. Apoio MHS.
Folguedos de Sergipe: conhecer, valorizar, preservar - lançada no dia 7 de agosto. Exposição fotográfica de Lucio Telles. Curadoria: Carlos Braz. Apoio MHS.
Sob um céu azul um mundo caótico e injusto - lançada no dia 25 de setembro, reuniu obras do artista plástico Nelsino Pastor. Integrou a programação da VII Primavera dos Museus (IBRAM).
Diversidade Cultural – lançada no dia 20 de novembro. Exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Deputado Elísio Carmelo. Apoio do MHS.

2014
Ofenísia Freire: 100 anos - lançada no Museu Histórico de Sergipe no dia 5 de fevereiro, cumprindo itinerância.
Sonhos de João Bebe-Água - lançada no dia 17 de março. Realização MHS.
O Museu de Cultura Popular de São Cristóvão: como sonhava José Augusto Garcez - lançada no dia 16 de maio, como parte da programção da XII Semana Nacional de Museus (IBRAM). Realização MHS.
O Futebol em São Cristóvão - lançada no dia 9 de julho. Realização do Rotary Club São Cristóvão com apoio do MHS.
Narrativas Imagéticas – lançada no dia 23 de setembro a 30 de outubro. Exposição fotográfica de Nairson Moura tematizando os trabalhos de Antônio Cruz.
Mulheres Negras – lançada no dia 18 de novembro. Exposição Coletiva dentro da programação do V Círculo dos Ogãs, realizado pela Ong Sahude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.