domingo, 25 de maio de 2014

Nova exposição lembra José Augusto Garcez

José Augusto Garcez recepciona comitiva de Câmara Cascudo em São Cristóvão. Da esquerda p/ direita: não identificado, Augusto César Leite, Leonardo Lima, Freire Ribeiro, Frei André Müller, Câmara Cascudo e José Augusto Garcez. Foto: Walmir. Acervo MHS/Secult

A programação do Museu Histórico de Sergipe que integrou a XII Semana Nacional de Museus (IBRAM) teve lançamento da exposição temporária "O Museu de Cultura Popular de São Cristóvão: como sonhava José Augusto Garcez". Evento foi prestigiado pelos alunos do Colégio Estadual Senador Paulo Sarazate e comunidade local.
Alunos prestigiaram nova exposição

Para Thiago Fragata, diretor do MHS, "é uma oportunidade única de mostrar coleção de José Augusto Garcez que tem a guarda do Museu. Exposição foi elaborada com objetos representativos do acervo do intelectual, de forma que público possam apreender sua concepção de museu e arte, que não distingue o artesanato oriundo dos saberes e fazeres do povo de uma artes eruditas. Que seu museu era era composto de coleções expostas de temas variados, como num gabinete de curiosidades. Aliás, ele somava objetos curiosos que nem sabia definir a exemplo de arma de origem desconhecida que conjugada pistola e sabre".

  
EXPOSIÇÃO 

Reiteramos o convite para que todos possam a concepção de museu do intelectual que na primeira metade do século XX, muito antes do campo museológico ser institucionalizado em terras sergipanas, não apenas criou museu mas pesquisou, refletiu publicou sobre o assunto; não por acaso o bacharel Claudio de Jesus Santos, que assina a apresentação da exposição, considera José Augusto Garcez como o "Pai da Museologia Sergipana".


O Museu Histórico de Sergipe funciona de terça a domingo, de 10 as 16 horas. Aguardamos a sua visita. Turmas pode ligar para agendar (79) 3261-1435. 

Maiores informações museuhsergipe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.