segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MHS NA VII PRIMAVERA DOS MUSEUS




Inspirado no tema da VII Primavera dos Museus “Museus, memória e cultura afro-brasileira”, o Museu Histórico de Sergipe, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), propõe um dia de atividades: 25 de setembro. 

Pela manhã (9Hs) uma roda de leitura para discentes irá refletir o tema “combatendo racismo”, em pauta os 50 anos do discurso de Martin Luther King e a poesia engajada de João Sapateiro, Luiz Melo, Solano Trindade, Castro Alves, Éle Semog e José Carlos Limeira. Será lançada a exposição temporária “Sob um céu azul um mundo caótico e injusto”, de Nelsino Pastor às 11Hs. 

Pela tarde (14Hs), os palestrantes Sônia Oliveira Santos, Andrey Roosewelt Chagas Lemos, Maria Batista Lima e Marcos Vinicius Melo dos Anjos compartilharão com professores e universitários sugestões e práticas baseadas na Lei 10.639/2003. Este momento representa o primeiro módulo do IV Círculo dos Ogãs", realizado pela Ong Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE) e Associação Cultural Amigos do Museu Histórico de Sergipe (ACAMHS). 


PROGRAMAÇÃO (25/9/2013)

MANHà

9:00 Hs - Roda de Leitura "Combatendo Racismo". 

11:00 Hs - Lançamento da Exposição Temporária "Sob o céu azul um mundo caótico e injusto", do artista plástico Nelsino Pastor. Curadoria Nivaldo Oliveira.


Nelsino Pastor "arte é fazer instantâneos do céu". Foto: Juarez Paraiso
Em destaque a obra que inspirou a exposição

TARDE 
14:00 Hs - Lançamento do IV Círculo dos Ogãs "Lei 10.639: uma década de experiências".

14:30 Hs - Mesa Redonda "A lei 10.639/2003, os professores e a proposta do IV Círculo dos Ogãs" .

Lonan lê: caminhos abertos para a construção da identidade racial e mobilidade sócio racial das crianças a partir da aplicação da lei 10.639/2003 
Sônia Oliveira Santos - Iyàlorisà. Licenciada em Pedagogia, Mestre em Políticas Sociais. Membro da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos Sociais e Culturais Omolàiyé filiado a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

Os desafios da aplicabilidade da lei 10.639/2003 na Educação Básica 
Marcos Vinícius Melo dos Anjos - Licenciado em História (UFS), Especialista em docência universitária, professor da Rede Pública Estadual desenvolvendo atividade de Técnico no Núcleo da Educação, da Diversidade e Cidadania (NEDIC/DED/SEED). Professor Assistente da Faculdade São Luís de França.

A lei 10.639/2003 e a luta contra os racismos 
Andrey Roosewelt Chagas Lemos - Licenciado em História pela Universidade Tiradentes, Especialista em Ensino de História pela Faculdade São Luís de França, Coordenador Nacional LGBT da UNEGRO - União de Negros pela Igualdade e membro do Fórum Estadual de Educação - FEE.

A Lei 10.639/2003 e a Educação para as relações étnico-raciais: desafios e possibilidades para a Educação e para a Sociedade 
Maria Batista Lima - Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Desigualdades e Diferenças na Educação(GEPIADDE) e membro do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFS - CECH).

José Thiago da Silva Filho (Thiago Fragata) - Mediador
Idealizador do Círculo dos Ogãs, Diretor do Museu Histórico de Sergipe (MHS/SECULT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.