terça-feira, 25 de setembro de 2012

MHS promove atividades dentro da 6ª Primavera dos Museus

Museu Histórico de Sergipe. Foto: Marcelly (ASCOM/SECULT)

O Museu Histórico de Sergipe (MHS), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), integra a programação da 6ª Primavera dos Museus, uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). No próximo dia 28 de setembro o MHS irá promover duas atividades que irão chamar a atenção para o tema deste ano do evento: ‘A Função Social dos Museus’.

Às 16h do dia 28, ocorrerá a Roda de Leitura ‘Musa Museus – Jorge Amado’. Na ocasião serão lidos textos do autor baiano. “Iremos escolher trechos da obra de Jorge Amado que tenham relação com Sergipe. Poucos sabem, mas o autor faz várias referências ao nosso estado em suas obras”, explica o diretor do MHS, Thiago Fragata e estudioso da obras do escritor baiano.

Fragata conta que na próxima semana irá apresentar um trabalho de pesquisa baseado no livro ‘Capitães de Areia’ durante o Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado, em Ilhéus. “Nesse trabalho eu faço uma ligação de Jorge Amado com o universo do Cangaço”, destaca. Ele acrescenta que continua em cartaz no MHS a exposição ‘Cangaço: por dentro do emborná e na ponta do punhá’, que traz elementos desse movimento tão presente em Sergipe.

Logo após a Roda de Leitura do dia 28, terá início a solenidade de criação da Associação Amigos do Museu Histórico de Sergipe (ACAMHS). A entidade irá reunir representantes de entidades culturais, artistas e pesquisadores com o objetivo de dinamizar a vida cultural da cidade de São Cristóvão e promover atividades educativas para movimentar o MHS, a exemplo das Rodas de Leitura.

“Essa é a primeira entidade com esse caráter que está sendo criada em Sergipe e o objetivo é também desburocratizar o museu e aproximar a sociedade da instituição. Esse é um passo muito importante para de fato cumprirmos a função social do museu”, explica o diretor do MHS.

PRIMAVERA DOS MUSEUS

Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos atuais por meio de exposições, seminários, oficinas, palestras, etc. A programação da 6ª edição do evento, que acontece entre os dias 24 e 30 de setembro, conta com 2.400 atividades que serão realizados em cerca de 800 museus espalhados por 364 municípios brasileiros.

‘A Função Social dos Museus’, tema deste ano da Primavera dos Museus, homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.